A Importância da Capoeira para a Formação do Caráter do Educando


A marginalização da capoeira deve-se primeiramente após a Libertação dos Escravos, com a Lei Áurea de 1888, onde os negros apesar de livres não tinham espaço na sociedade, nem tampouco oportunidades, sendo assim usavam da agressividade e sua condição de "luta", para sobreviver, assaltando para poder ao menos comer. Após as batalhas com as maltas de capoeiras como os "Guaiamus e os Nagoas, no Rio de Janeiro, vencida pelo Chefe de Polícia Sampaio Ferraz, a capoeira começou através de seus precurssores os saudosos Mestre Pastinha e Mestre Bimba a tomar uma forma de esporte com uma indumentária, graduação, metodologia e adaptações de movimentos, facilitando a inserção de mais adeptos para esta arte.

Ao chegar as Academias, muitos Mestres de Capoeira se esqueceram da camada social mais fragilizada, e do poder que ela possui para contribuir com a formação do ser. O indivíduo integrante da classe social baixa convive com diversas dificuldades em seu cotidiano. Este fato é comprovado quando percebemos a falta de valores em sua educação moral, onde em alguns casos não possuem o "espelho"ideal para seguir, e a falta de recursos, prejudicando assim seu crescimento, tanto corporal, e intelectual estimulando assim a baixa auto-estima.

O nosso auxílio, vem de encontro ao seguinte ideal: "A capoeira é a nossa ferramenta de trabalho, utilizamos ela para oferecer ao próximo uma contribuição na sua formação corporal e do caráter."

Podemos observar também, que a maioria das crianças que vivem na periferia, possuem uma vivência motora mais desenvolvida que a maioria das crianças com um nível social melhor, Facilitando o aprendizado e com um aumento significado de sua auto-estima. Isso se deve referente as atividades diárias realizadas pelos mesmos, onde brincadeiras de rua se fazem presentes a todo o instante, já com as crianças com um nível social melhor, atividades com computadores ou jogos eletrônicos se tornam mais habituais que outras.

A Associação Capoeira Escola atende cerca de 200 crianças carentes em Santos-São Paulo, com o objetivo primordial de formação de caráter, e no decorrer desses dez anos já conta com quatro monitores provenientes desse projeto, que possuem distúrbios familiares e se sustentam através da capoeira educacional.

Prof. Esp. Márcio Rodrigues dos Santos
Coordenador do Projeto Capoeira Escola
Baixada Santista

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